A educação no Ceará é preocupante. De acordo com dados do Sistema Permanente de Avaliação de Educação Básica do Ceará (Spaece) 2008, 80% dos estudantes do Ensino Médio que se submeteram à avaliação tiveram rendimento crítico ou muito crítico. Na avaliação de Matemática os números são alarmantes, uma vez que 85% dos estudantes não têm domínio sobre as quatro operações matemáticas e somente 2,5% atingiram o nível desejado.Em relação a Língua Portuguesa, 80% dos alunos de Ensino Médio das escolas públicas do Estado só lêem frases curtas na ordem direta e não sabem desenvolver textos simples. Apenas 2,8 % atingiram o nível desejado na avaliação.Para a secretária da Educação Básica, Izolda Cela, o baixo índice de eficiência dos estudantes, está relacionado com a falta de base escolar, ou seja os alunos chegam ao Ensino Médio com a aprendizagem defasada.Ela associa o baixo desempenho da aprendizagem com a necessidade do jovem entrar no mercado de trabalho precocemente e o crescente número de adolescentes que se envolvem com droga e marginalidade. "Todos esses aspectos em conjunto terminam impactando na escola. Precisamos qualificar nossos professores, e expandir o número de escolas no Estado".

PROJETO DE LEI: O Governador Cid Gomes assinou dois projetos de lei a serem encaminhados à Assembleia Legislativa. Uma das matérias institui o prêmio "Aprender para Valer", que consiste na premiação do quadro funcional de todas as escolas que atingirem as metas anuais da evolução da aprendizagem do ensino médio. O outro projeto institui a premiação para alunos do Ensino Médio, com melhor desempenho acadêmico, nas escolas de rede pública de ensino do Estado. Cada aluno que atingir as medias de proficiência adequadas em Língua Portuguesa e Matemática do Spaece, receberá um microcomputador.

Para Cid Gomes as dificuldades educacionais não devem ser vista como um quadro de desanimo e sim como um desafio para diretores e estudantes.

Para Cid Gomes as dificuldades educacionais não devem ser vista como um quadro de desanimo e sim como um desafio para diretores e estudantes.
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